O Pinterest pode ser uma excelente plataforma divulgar seu negocio e vender online, essa plataforma tem um potencial muito grande para divulgação, independente do serviço e produto que está divulgando, por esse e por vários outros motivos é que você deveria investir no Pinterest. Continue lendo e veja porque usar o Pinterest em sua estratégia de marketing.
Maior possibilidade de divulgação
Um dos primeiros motivos em porque usar o Pinterest em sua estratégia de marketing, é que no Pinterest cada pin direciona para um link de destino, ou seja cada imagem é uma oportunidade para divulgar o seu site/ páginas de vendas.
· Vida útil dos pins
Diferente do Instagram que enterra a sua publicação em minutos se não houver interação, no Pinterest o conteúdo é exibido conforme as buscas que esta sendo feita pelo usuário. Ou seja , o Pinterest entrega como resultado da busca aquilo que os usuários querem consumir , independente da data de publicação. Então uma postagem antiga pode continuar levando tráfego por muito tempo ,só depende da busca que esta sendo feita pelo usuário. Confira algumas orientações do proprio Pinterest com outros motivos para usar o Pinterest
· Não depende de seguidores para ter um bom alcance:
No Pinterest ter um bom desempenho e alcançar mais pessoas, não esta relacionado com a quantidade de seguidores , na verdade essa é uma métrica pouco importante. Pois os usuários podem consumir o seu conteúdo mesmo não seguindo o seu perfil, já que o seu conteúdo é entregue para os usuarios e distribuído na plataforma conforme a otimização e busca feita.
O seu conteúdo é entregue para todos os usuários que faz tal busca e não só para os seus seguidores, e pode ser encontrado pela página inicial, pelas hashtags, pins relacionados ou recomendado pela própria plataforma para usuários que procuram por assuntos semelhante ao seu.
· O conteúdo do Pinterest pode ser encontrado em outros mecanismos de busca:
O Pinterest é um mecanismo de busca como qualquer outro, portanto precisa de otimização para melhorar a indexação e entrega do conteúdo. Pins bem otimizados na plataforma também podem ser encontrado como resultados de busca em outros buscadores, como o Google. Ou seja os benefícios em utilizar o Pinterest não se limita somente dentro do Pinterest mas fora dele também.
O QUE FAZER PARA O PINTEREST FUNCIONAR A SEU FAVOR
Agora que você já conhece alguns benefícios em usar o Pinterest em sua estratégia de marketing , deve está se perguntando como usar de fato, da forma certa e estratégica.
Porque, criar uma conta e salvar conteúdo sem um propósito, não adianta.
Para ter um bom resultado aqui é preciso está disposto a criar um perfil estratégico e conteúdo relevante. Por isso listei algumas dicas essenciais para fazer o Pinterest funcionar a seu favor.
COMO FAZER O PINTEREST FUNCIONAR A SEU FAVOR
1. CRIE UMA CONTA COMERCIAL:
Com a conta comercial é possível ter acesso a relatórios sobre o desempenho do seu conteúdo. Esse é um recurso muito útil e necessário para criar campanhas de marketing, otimizar os seus resultados e executar novas ações com base no desempenho anterior.
2. REINDIVIQUE O SEU DOMÍNIO:
Um perfil reinvindicado te dá acesso às analises do seu blog e mostra a sua foto de perfil em qualquer pin originado do seu domínio.
3. REVISE E OTIMIZE O SEU PERFIL:
Otimize o seu perfil para facilitar que o Pinterest o encontre e mostre nos resultados de busca, e para que novos usuários identifiquem o seu trabalho no primeiro contato.
· Use o nome da sua marca ou blog
· Utilize uma foto clara e fácil de identificar
· Preencha a sua biografia com palavras chave relacionada ao seu nicho, e diga de forma clara, simples e objetiva o que faz, como trabalha e quem ajuda através do seu serviço.
· Adicione o link do seu site
4. CRIE PASTAS RELEVANTES:
As pastas são essenciais no Pinterest, e contam muito na distribuição do seu conteúdo, alám dá otimização individual de cada pin, portanto, crie pastas relevantes para o seu perfil, que conectam conteúdo e estejam alinhadas ao tema/título da pasta.
Exemplo: Não faz sentido criar uma pasta com o título maquiagem e todo o conteúdo for sobre acessórios eletrônicos.
Lembre-se:
· Otimize as suas pastas adicionando descrições em cada uma delas, adicionando palavra-chave relacionada ao seu nicho de forma coesa.
· Use títulos relacionados à busca e palavras-chave, lembre-se que as pastas são pesquisáveis e essa otimização facilita o encontro.
5. CRIE PINS
Perfil otimizado e pastas prontas é hora de criar o seu próprio conteúdo.
Criar pin é uma etapa trabalhosa, mas importante para ter sucesso no Pinterest. Isso porque só pinar conteúdo de outros usuários não vai ser suficiente para levar tráfego para as suas redes. Para isso é necessário criar as suas próprias imagens para adicionar links que direcionam para o seu conteúdo.
Portanto você precisa de tempo e atenção aqui. Tempo para produzir seus pins e atenção a qualidade delas.
O Pinterest é uma plataforma visual, criar imagens pouco atraentes e de baixa qualidade não vai trazer resultados. Além de visualmente atraentes os seus pins precisam ser relevantes e úteis, entregar o que promete e gerar curiosidade.
Nesse post conto de forma mais detalhada como criar ótimos pins:
Mas tenha em mente alguns aspectos importantes para a criação do seu pin, como:
· Usar fonte legível e do tamanho adequado ( não use texto muito pequeno)
· Use imagens de alta qualidade
· Use cores em contraste
· Pins em formato adequado (na vertical e proporção 2:3)
USE TÍTULOS:
Adicione um título simples e objetivo aos seus pins, menos é mais e não precisa enfeitar muito.
Pense em como os usuários pesquisariam para encontrar sobre o assunto e esse será o seu titulo.
· Por exemplo: O pin é sobre aprender inglês
· A busca é: Como aprender inglês ( é assim que os usuários buscam sobre esse assunto)
Esse poderia ser o seu título, simples, objetivo e direto ao ponto.
O que poderia colocar a mais é: guia, passo a passo, inglês para iniciantes, enfim. Mas prefira adicionar primeiro a palavra-chave principal.
FAÇA UMA DESCRIÇÃO:
Adicione descrição em seus pins informando do que se trata. Isso ajuda na experiência do leitor e facilita a entrega do seu conteúdo para o algoritmo do Pinterest.
Não esqueça uma boa descrição precisa:
· Ser informativa sobre o conteúdo encontrado ao clicar no pin.
· Ter uma chamada para ação para incentivar o clique.
· Hashtags
· Ter palavra chave relacionada, de forma coesa e não um amontoado de palavras soltas.
NÃO IGNORE O ANALYTICS:
O analytics e essencial para otimizar a sua estratégia e até mesmo o seu tempo, ele mostra relatórios importante do desempenho do conteúdo na plataforma como: número de impressões, close –up, cliques no link, pins salvos e engajamento.
Com isso é possível eliminar erros e focar no que está dando certo.
O QUE FAZER COM ESSES INFORMAÇÕES?
Tudo é prática, no início você pode se assustar e se sentir perdido em relação a cada métrica, mas é preciso conhecer cada uma delas para saber o que esta funcionando e como aperfeiçoar a sua estratégia.
· Encontre os seus pins com maior relevância no Pinterest (taxa de clique e repins)
· Analise o que cada um tem em comum, como tema, cores e outras características que achar importante e que destacou em relação aos outros pins. Aplique esses características em comuns em novos pins e veja o desempenho.
· Analise as pastas com melhor desempenho e salve mais conteúdo nela, de preferência conteúdo próprio.
O foco é levar tráfego para as suas páginas. Se a maior quantidade de clique e melhor desempenho é voltado para pins de terceiros você está trabalhando para levar tráfego para os outros, e precisa melhor o seu jogo no Pinterest.
TENHA CONSISTÊNCIA
Nada acontece do dia para a noite, não adiante fazer isso por uma semana ou duas e parar ou utilizar a plataforma uma vez ao dia e achar que é suficiente. O Pinterest requer consistência, só com consistência é que vai aparecer os resultados, se não está disposto a isso, só vai se frustrar.
Se bem utilizado o Pinterest pode trazer resultados incríveis, mas é preciso ter foco conhecer a plataforma e dedicar algum tempo nela, para colher bons resultados.
Se você quer conhecer mais sobre a plataforma, pegue a sua cópia do ebook Pinterest Power, nele conto tudo o que aprendi sobre o Pinterest e como aproveitei de todos os recursos que a plataforma oferece para levar tráfego para o blog, fazer vendas como afiliada e aumentar a receita do adsense. clique no botão e baixe agora!
COMO GANHAR VISUALIZAÇÕES NO PINTEREST E O QUE FAZER SE ELAS CAÍREM:
O que causa a queda de visualizações no Pinterest? E o que posso fazer para aumentar as visualizações novamente?
Eu sei que é frustante dedicar tanto tempo criando conteúdo para o Pinterest e ver a quantidade de tráfego despencando. A sensação é que que todo o seu trabalho está indo por água abaixo, mas não entre em desespero, é normal que isso aconteça no Pinterest em algum momento.
Isso acontece por alguns motivos e eu vou dizer quais são ele, mas antes
você precisa saber um pouco mais sobre as visualizações do Pinterest.
Elas podem interferir no ser alcance e tráfego, sim, mas essa não é a melhor
métrica para avaliar o sucesso no Pinterest.
Isso porque, as visualizações gerais do Pinterest engloba toda a ação e navegação daquele perfil, ou seja, as visualizações gerais é o resumo da quantidade de pessoas que visualizam os seus pins, seus repins e pins que outros usuários salvaram do seu perfil.
Porém, essa métrica é importante e não pode ser ignorada, já que ela reflete no desempenho do seu perfil.
MAS ENTÃO, O QUE SIGNIFICA O NÚMERO DE VISUALIZAÇÕES GERAIS?
O número de visualizações gerais, significa que o seu perfil não está ‘abandonado’ e tem usuários transitando nele, por outro lado, isso não significa que o tráfego (a quantidade de cliques) que o seu pin recebe, vai aumentar.
É claro que o esperado é que isso aconteça, mas nem sempre é assim.
Uma conta pode ter milhões de visualizações mensais mas os pins podem não
está recebendo tantos cliques.
Nesse caso, significa que, os usuários entram em seu perfil, ver o seu
conteúdo, e podem até mesmo salvar, mas não estão clicando no seu pin.
Sendo assim, é normal que a quantidade de visualizações mensais sejam sempre
maior do que os cliques no link.
De forma geral, essa é uma métrica importante porque quanto mais pessoas chegam em seu perfil, maior a chance de clicar em seu link levar tráfego para as suas redes.
Mas então porque o número de visualizações pode despencar de uma hora pra
outra? O que causa a queda de visualizações no Pinterest ?
Isso pode acontecer por alguns motivos, o primeiro é devido a
sazonalidade.
O volume de busca por determinado assunto não é o mesmo durante todo o ano, meses e dias. Portanto a quantidade de visualizações oscila sempre, reduzindo o volume de busca independente do assunto.
CONTEÚDO RELACIONADO : E-book Pinterest Power
OUTROS MOTIVOS PARA ISSO ACONTECER PODE ESTÁ RELACIONADO A;
·
Quantidade de pins que você
adiciona
· Uso reduzido da plataforma
· Pins não são atrativos e sem qualidade
· Seus pins não entregam o que foi prometido
Todos essas ações citadas acima contribuem com o aumento da taxa de rejeição e reduz a quantidade de visualizações.
Portanto se você esta fazendo um bom trabalho, posta com frequência, e entregar um conteúdo de valor, não tem com que se preocupar se as visualizações estão caindo, pois provavelmente isso só está acontecendo devido a sazonalidade, e logo os seus números irão aumentar novamente.
Por isso é legal fazer uma busca do que está sendo procurado naquele momento para produzir conteúdo que tem um bom volume de busca, pois mesmo que esse volume reduza, você vai conseguir atingir mais pessoas durante a alta pesquisa.
E não deixe de produzir um bom conteúdo sempre, o Pinterest está cada vez mais popular e novas pessoas começam a usar a plataforma diariamente, ou seja a sua concorrência está maior a cada dia, por isso é preciso produzir bons conteúdos para se destacar por la.
Aliando consistência, qualidade, otimização e criando conteúdo de acordo com o volume de busca, com certeza as visualizações irão aumentar.
ALÉM DISSO, O QUE FAZER PARA REDUZIR A QUEDA DE VISUALIZAÇÕES NO PINTEREST?
1. FAÇA UMA GERAL EM SUA CONTA:
O primeiro passo é revisar todo o seu perfil e estratégia de marketing que está usando no Pinterest. O erro pode está bem aí e você pode não está percebendo isso.
Fazendo esse tipo de analise é possível descobrir os pontos fracos e o que
está dando certo no seu perfil. Assim fica mais fácil eliminar, ajustar ou
refazer a sua estratégia de acordo com o desempenho do método anterior.
Revise sua biografia, pasta, descrições enfim, dê uma geral no seu perfil.
2. VERIFIQUE O ANALYTICS:
Verificando as análise é possível saber como está o desempenho do seu perfil, qual tipo de conteúdo esta proporcionando mais cliques e gerando um maior resultados. Conferindo essas métricas você terá uma ideia melhor sobre o que fazer ou eliminar da sua estratégia.
3. REFAÇA OS PINS VIRAIS:
Não deixe esse tipo de pin morrer. Um pin viral pode perder a sua intensidade
depois de algum tempo e deixar de levar tráfego para a URL de destino.
Mas, se esse tipo de conteúdo teve um bom desempenho no Pinterest, porque
deixar ele morrer? Crie novas imagens direcionando para a mesma URL, mas antes
analise as características da imagem viral (título, designs, descrição) para
recriar na nova imagem.
4. CRIE PASTAS DE ACORDO COM A TEMPORADA:
A plataforma é sazonal, lembra? aproveite as data comemorativas para criar
novas pastas relacionadas e atrair mais pessoas.
Os usuários do Pinterest sempre buscam conteúdo relacionados às datas
comemorativas (como natal, réveillon e páscoa), então criar esse tipo de
conteúdo dá muito certo e o resultado disso é, maior visualização.
Crie esse tipo de conteúdo com 30 a 40 dias antes da data.
5. CRIE PINS EM DESIGNS DIFERENTES:
Inove e não faça mais do mesmo. Aqueles pins virais padrão até funcionou no
início, mas já estão saturados (não digo para deixar de padronizar o formato,
usar fonte adequada e tudo mais) porém, não tenha medo de mudar os designs de
suas imagens.
O Pinterest prioriza conteúdo novo, relevante e original e os usuários
respondem melhor a esse tipo de pins também.
Então confira se os seus designers estão agradando.
6. CRIE MAIS INFOGRÁFICOS:
Aposte nos infográficos, eles são eficazes e bem aceito pela plataforma e
usuários.
Os infográficos são bem aceitos, pois o seu conteúdo pode ser consumido com
mais facilidade, já que eles resumem informações complexas de forma simples.
Por isso, recebem muito compartilhamento e consequentemente mais interação e
visualização do seu perfil.
7. SEJA ATIVO NA PLATAFORMA:
Não basta só adicionar novos pins, use a plataforma de verdade, salve conteúdos relevantes para o seu perfil, siga novos usuários. Assim o Pinterest vai recompensar você por ser ativo plataforma.
Por fim,todas as suas ações no Pinterest refletem no desempenho que você pretende atingir por lá, não espere um bom resultado se as suas ações não são boas.
O Pinterest vai distribuir o seu conteúdo cada vez mais de acordo com as suas ações feita por lá, e é claro de acordo com a sazonalidade.
Seja ativo na plataforma, as visualizações do Pinterest sofrem alterações constantemente e, deixar de usar a plataforma (mesmo que por um curto prazo) pode reduzir as visualizações e o tráfego da suas redes proveniente do Pinterest.
Não deixe de fazer ajustes em sua estratégia, analisar as suas métricas e o
que funciona pra você.
As recomendações de terceiro são importantes, mas nem sempre funciona para
todos.
O que funciona para um pode não funcionar para outro, então não fique só
aplicando o que foi recomendado.
Estude, avalie o que funciona ou não na sua estratégia, para o seu público,
acompanhe as mudanças que surgirão e se adapte ao cenário atual.
Espero que este post tenha sido útil !
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